Marina.


Sinopse: Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.

Personagens: Óscar Drai irá te cativar do começo ao fim. Ele é um garoto solitário que vive em um colégio interno nos arredores de Barcelona. Óscar tenta provar para si mesmo que não tem importância para o mundo de diversas maneiras, uma delas é fugindo todos os dias do internato e voltando no fim da tarde. Já Marina além de cativante é uma caixinha de surpresas, vive em um velho casarão com seu pai Germán e seu gato Kafka, para a sua idade é uma menina incrivelmente madura e de aparência mais jovem. Em diversas partes Óscar a descreve como frágil, e em outras deixa claro que ela é a pessoa mais forte que ele já conheceu. Mais a frente na trama irá surgir Mijail Kolvenik e Eva Irinova, Mijail é um homem obcecado em fazer o trabalho de Deus, ele em sua ingenuidade acredita que é capaz de salvar vidas, mesmo vidas que já se foram. Já Eva, é uma cantora talentosa, porém marcada pela vida. Eles encontram um no outro a resposta para seus medos, anseios e mágoas.
Resenha: Óscar Drai é um rapaz solitário que vive em um internato nos arredores de Barcelona, tem a terrível mania de fugir do internato por algumas horas e perambular sem destino pela cidade que aprendeu a chamar de sua. Em um desses passeios ele se depara com uma mansão que a seu ver parece abandonada, mas qual é a sua surpresa ao descobrir que há moradores. Óscar volta correndo ao internato e no meio do medo e desespero para fugir acaba levando um relógio, que o obriga a voltar para devolvê-lo. Óscar só não contava que ao fazer isso estará mudando sua vida. Ao devolver o relógio ele conhece Marina, uma menina misteriosa e extremamente impertinente que o cativa. Quando percebe, ele está tão envolvido com ela e os mistérios do cemitério de Sarriá que não se sente capaz de viver sem ela.                
Tenho que parar por aqui se não serei a responsável por contar o final mais surpreendente de todos os tempos a você. Eu li esse livro em 7 horas, e 4 dessas horas eu passei chorando. É um livro para quem quer sair da realidade e se envolver em um mundo onde tudo pode acontecer. Você não irá conhecer só a história de Marina e o palacete de Sarriá, como também a história de Eva Irinova, Mijail Kolvenik, e o Príncipe dos mendigos.    
Záfon tem o dom de nos transportar para mundos diferentes, épocas diferentes e nos fazer se apegar até ao mais macabro de seus personagens. Suas histórias tem os elementos mais inesperados, porém essenciais em um bom livro, e por incrível que pareça, tudo se encaixa perfeitamente.    
Marina e sua sede de viver nos levará a uma aventura que revelará todos os segredos, inclusive os mais sombrios. 

4 comentários

  1. Oie :)

    Depois da sua resenha eu com certeza irei ler Marina. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Fico feliz de saber que ganhei um leitor para um livro tão maravilhoso. Bjão

      Excluir
  2. Olá.
    Quanto tempo o/
    Menina que resenha, adorei.
    Como assim, eu teria medo e sair para depois voltar e entregar um relogio? foi meio doido rs, mas se assim ele conheceu a menina,tudo bem.

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tami,
      que saudade *u*
      Obrigada, amora.
      É, Óscar é meio doido hahaha
      Beijos.

      Excluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)