#Top5: 5 adaptações literárias.

HEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEY AMORES.
O Top5 voltou, e da melhor maneira, trazendo as minhas 5 adaptações literárias favoritas para você curtir nesse fim de sexta e nesse fim de semana maravilhoso que lhe aguarda. É muito difícil escolher só 5, mas vamos lá! (E lembre-se, não está na ordem de favoritismo!)
5º lugar: Cartas para Julieta.
Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo, por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie demonstra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan), que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.
 O que dizer de uma das adaptações mais lindas e engraçadas do clássico romance "Romeu e Julieta"? Nossa Julieta está 50 anos a frente de sua época, procurando um amor que talvez nem viva mais, ao mesmo tempo que nos dedicamos a história de Claire e nos encantamos por seu jeito meigo e delicado, nos apaixonamos por Sophie e sua capacidade de cativar todos a sua volta. Sua determinação em devolver o amor a vida de Claire é tanta, que é impossível não deseja-la que ela também tenha um final feliz. Mas onde Sophie pode encontrar a felicidade? Nos braços do lindo, charmoso, talentoso e inteligente Victor, seu noivo, ou nos de Charlie, o ignorante, rústico, porém brilhante neto de Claire?  Como Julieta, Sophie se vê a frente do que seria bom para o seu futuro, e do grande amor da sua vida, e sua escolha pode mudar o rumo de sua vida.
4º lugar: As vantagens de ser invisível. 
Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.
Para mim, "As vantagens de ser invisível" é um livro excelente, e me marcou devido ao enredo e ao laço emotivo que criei com Charlie, mas nada foi comparado ao vê-lo na telinha. Ver um dos meus atores favoritos interpretando o belo, cativante e estranho Charlie foi magnífico, e ver Ezra e Emma como irmãos, foi maravilhoso. A história foi bem desenvolvida, e por mais que tenha sofrido algumas alterações, não sofreu mudanças importantes. Ou seja, a mensagem que passa continua a mesma! Se apaixonar por Charlie é fácil, mas seguir com ele até o fim, até a verdade ser revelada, isso sim é o difícil.
3º lugar: O retrato de Dorian Grey.
Dorian Gray (Ben Barnes) é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade local por Henry Wotton (Colin Firth), que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward (Ben Chaplin), um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para que ninguém mais o veja, Dorian decide esconder o retrato no sótão de sua casa.
Como não amar Dorian que por um pequeno descuido venceu sua alma por beleza? É impossível! O filme é eletrizante, e nos prende do início ao fim a trama de Wilde! É impossível não ver o filme e não desejar ardentemente ler as páginas e descobrir os segredos ocultos nas entrelinhas. E quando a bela e cativante Emily se apaixona por Dorian, nós temos uma bela visão do ser humano, será que Dorian é capaz de mudar por amor, ou sua alma já não lhe pertence o suficiente para que possa recorrer?
2º lugar: A última música.
"Ronnie" Miller (Miley Cyrus) tem 17 anos, é filha de pais divorciados e seu pai (Greg Kinnear) mora longe de Nova York, numa cidade praiana. Após três anos de separação, ela ainda sente raiva por tudo o que aconteceu até o dia em que sua mãe (Kelly Preston) decide enviá-la para passar o verão com ele. Uma vez lá, depois de conhecer novas pessoas e paixões, ela encontra alguém que, além de bom músico e professor, é, acima de tudo, um verdadeiro pai.
É lógico que nessa lista não poderia faltar um filme baseado no livro de um dos romancistas mais clichês de todos os tempos. Eu, como fã de livros clichês, sou totalmente apaixonada pela "A última música" e qual foi a minha surpresa em assistir e me deparar com Cyrus e Hemsworth nos papeis principais? Eu simplesmente amei! Ambos dão um banho de atuação, e ao passo que nos envolvem em seu romance, Miley nos leva a história longa e complicada de Ronnie e seu pai. Como não torcer pela mudança de Ronnie? Ou para que Jonah tenha um final feliz? É simplesmente impossível não gostar desse filme maravilhoso que é nada mais, nada menos que uma das melhores adaptações que já vi.
1º lugar: O silêncio dos inocentes.
Agente do FBI (Jodie Foster) é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um periogoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.
 Com uma sinopse terrível e um enredo cativante, "O silêncio dos inocentes" é sem sombra de dúvida um dos meus livros/filmes favoritos. Anthony Hopkins brilha e mostra ao mundo o que é uma verdadeira atuação ao interpretar o Dr. Lecter, um dos personagens mais complexos da literatura, e Jodie Foster dá graça e notoriedade a Clarice Starling, uma personagem fraca e sem sal. É impossível não se sentir cativada por essa adaptação que em alguns pontos é melhor que o livro. E como não torcer para que Martin tenha a chance de viver, e que Buffalo seja pego, e que Starling supere os carneiros?
E ai, qual desses você já assistiu ou leu?

2 comentários

  1. NOSSA!!! Para o mundo que eu não sabia que Cartas para Julieta era um livro! Eu adorei o filme e achei super fofo, mas é um livro? MÃÃÃEEE ME DÁ DE PRESENTE KKKKKK
    Adorei o top e já assisti quase todos, só faltou O Silêncio dos Inocentes, que depois do que você falou estou com muita vontade de assistir. Adorei

    Beijo
    http://agarotacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem?
    Já assisti as Vantagens de ser invisível e a última música são uns amores <3 Também não sabia que Cartas para Julieta tinha livro hahahaha
    Beijos - Doce Literário (tem post novo)
    http://doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)