A elite.

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.
Resumo: America Singer agora é parte da elite. Uma das cinco que lutam pelo coração de Maxon e pela coroa de Illéa. De repente ela começa a notar que se importa com Maxon, se importa mais do que gostaria, mas com Aspen no castelo tudo fica confuso. Não só o seu futuro, mas o futuro de Illéa está em suas mãos, e America terá que decidir entre lutar pelo príncipe ou se render a Aspen.

Personagens: America Singer é uma jovem extremamente habilidosa, carismática e bela que cativou Maxon e todo o reino. Agora, parte da elite, ela está mais refinada, mais educada, e com certeza muito diferente de quando chegou ao castelo. A meu ver, America perdeu sua essência e acaba se tornando como as outras, apenas um belo rosto mantendo as aparências. Como qualquer garota de sua idade, é indecisa e insegura, perde horas pensando em coisas fáceis de resolver, e é facilmente manipulável. Algo que me fez odiá-la. Maxon está cada vez mais distante e aos poucos mostra quem realmente é. Embaixo de toda aquela educação e carisma existe um homem astuto, ferido, e extremamente infeliz. Incapaz de desistir de America, fará de tudo para que ela se apaixone por ele. Aspen, agora guarda real, está cada vez mais forte e belo, o que atrai cada vez mais America. Persistente, inteligente e perspicaz, é capaz de tudo para conseguir o que quer, e assim como Maxon, a única coisa que deseja é o coração de America. Lucy, a fiel empregada de America, está cada vez mais próxima da garota. Uma mulher jovem e bonita que já passou por muitas coisas na vida, das três empregadas de America Lucy é a única que já viveu fora do castelo e que já conheceu o amor. Acaba se tornando a melhor amiga da moça. Marlee, a única das selecionadas que se tornou amiga de America e permaneceu pra fazer parte da elite, tem mais aparições neste livro, porém está cada vez mais misteriosa! A Marlee fofa, engraçada e carismática que conhecemos no outro livro desapareceu dando lugar a uma mulher cheia de segredos e que surpreenderá a todos.

Principais cenários: A história se passa no país em ascensão, Illéa. Localizado na onde um dia foi os Estados Unidos da América. Illéa surgiu após as Américas serem destruídas na terceira e quarta guerra mundial, um país injusto em que divide sua sociedade por castas! Cada casta valoriza uma profissão e status social diferente. A família de Aspen e America vive em Carolina, um dos distritos desse país. A situação de pobreza e fome é assombrosa, mas mesmo com a situação precária, a família de America é mais prospera que as outras da região. Mas Illéa sofre um contraste gritante, enquanto alguns têm quase nada, outros têm de tudo e um pouco mais. O palácio onde vive a família real é uma mansão maior do que a cidade onde America viveu, há tanta riqueza e beleza, tantas joias, tantos vestidos, tantos empregados, tanta comida. Outro cenário que entra em evidência nesse livro são os abrigos de proteção contra os rebeldes. Lugares preparados para a família real, visitas e seus empregados se esconderem caso o castelo seja invadido, coisa que acontece muito.

Minha opinião: “A elite” me mostrou lados de America e Maxon que eu desconhecia. O dinheiro, a riqueza e o luxo começaram a modificar o comportamento da garota, me deixando em dúvida se ela seria a boa princesa que eu imaginava. Novamente Cass mostrou o enorme talento para a escrita que ela tem. O livro foi extremamente bem formulado, a história é cativante e você se sente presa a America, por mais irritante que ela seja. A capacidade de nos fazer sentir o mesmo que America é assombrosa, e em alguns momentos eu me senti dentro do castelo, vivendo como a garota, agindo, sentindo e pensando como ela. O mais intrigante é a maneira como Cass deixa as perguntas no ar, e quando você nota está deitada abraçada ao livro e se perguntando como aquilo está acontecendo. É uma leitura gostosa, porém com críticas sociais fortíssimas ocultas nas páginas do diário de Illéa. 

O que mais se destaca no livro: O desenvolvimento dos personagens, as criticas sociais apresentadas e é lógica a grande mudança que America sofre após ser tirada da pobreza e colocada no luxo.

Nenhum comentário

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)