A seleção.

A Seleção
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

 Resumo: America Singer é uma cinco que viveu durante toda a sua vida em Carolina. Ela, como qualquer garota de dezessete anos, sonha com uma vida ao lado do rapaz que ama, Aspen. Mas devido a seleção, vê todos os seus planos e sonhos abalados. Agora ela faz parte das 35 garotas que lutarão pelo coração e pela coroa do Príncipe Maxon, só existe uma coisa que a diferencia das outras: A última coisa que America quer é algo vindo de Maxon.

Personagens: America Singer é uma típica cinco, com muito talento para a música e as artes em geral. Atraente, dedicada, inteligente, carismática e extremamente talentosa, mas a maioria de seus atributos são escondidos por trás de sua casta. A coisa que mais cativa em America é a sua coragem e sinceridade, ela não se deixa intimidar e está sempre pronta a dizer o que pensa e defender o que acredita. Mas também é extremamente imatura e inconsequente, em alguns momentos age por impulso e prejudica a si e a todos a sua volta. Diferente das outras participantes, America não se deixa deslumbrar pelos luxos do castelo, mantem sua humildade e educação com todos e mantem em si a mentalidade de que sempre será uma nascida cinco. Maxon Schreave é o príncipe de Illéa, fruto da união do rei Clarkson e da rainha Amberly. É um rapaz de 19 anos, muito bonito. Segundo America, ele tem olhos castanhos e cabelos cor de mel, sua risada é estranha e ao mesmo tempo extremamente engraçada. Maxon é um jovem inteligente, calmo, bem educado e carismático. Ao contrário de tudo que America imaginava dele, Maxon é modesto, sábio, e trata a todos da melhor maneira possível, após conhecê-lo melhor, ela afirma que ele será um rei maravilhoso. Maxon tem em si um desejo de mudar seu país, mas é temente ao seu pai, um fiel seguidor de Illéa. Aspen Leger, ex-namorado de America, é um rapaz alto, forte, de olhos e cabelos negros. Aspen, assim como America, é inconsequente, imaturo, mas extremamente inteligente, ele não aceita se sentir inferior a ela, e não poder dar a vida que ela sonha. Graças ao seu orgulho machista, ele termina com ela logo depois de obriga-la a se inscrever na seleção. 

Principais cenários: A história se passa no país em ascensão, Illéa. Localizado na onde um dia foi os Estados Unidos da América. Illéa surgiu após as Américas serem destruídas na terceira e quarta guerra mundial, um país injusto em que divide sua sociedade por castas! Cada casta valoriza uma profissão e status social diferente. A família de Aspen e America vive em Carolina, um dos distritos desse país. A situação de pobreza e fome é assombrosa, mas mesmo com a situação precária, a família de America é mais prospera que as outras da região. Mas Illéa sofre um contraste gritante, enquanto alguns têm quase nada, outros têm de tudo e um pouco mais. O palácio onde vive a família real é uma mansão maior do que a cidade onde America viveu, há tanta riqueza e beleza, tantas joias, tantos vestidos, tantos empregados, tanta comida. 

Minha opinião: Mais do que um romance para entreter, ou um conto de fadas moderno, é uma enorme critica a sociedade, critica a mídia, critica ao mundo em que vivemos. Lógico que todas as críticas trabalhadas nessa trilogia foram trabalhadas com menos impacto do que as da trilogia “Jogos Vorazes”. America Singer e Aspen Leger são dois adolescentes enamorados que não podem viver sua paixão graças as leis de seu país. Maxon Schreave é um rapaz, sábio e atraente, que jamais poderá viver uma vida comum ou escolher sozinho sua esposa e seus amigos, já que existe a mídia e pessoas por detrás dele, manipulando para que ele faça as escolhas “certas”. America é presunçosa e arrogante, julga tudo e todos o tempo todo, Aspen é orgulhoso e machista e Maxon, Maxon é o típico “as aparências enganam”. Se não bastassem esses três tapas na cara, temos que lidar com o contraste da pobreza e a riqueza, a tentativa de manipular os súditos, e os rebeldes que frequentemente tentam invadir o castelo. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência!
Esse livro foi uma das maiores críticas sociais que eu já li! O povo de Illéa, assim como o povo brasileiro, tem os olhos fechados para tudo o que acontece ao redor deles, deixam que o governo tome as rédeas e faça tudo o que querem com eles. É um povo submisso e amedrontado, que vive com a esperança de um futuro melhor que jamais virá. Se não bastasse isso, Kiera nos mostra a ganancia, o egoísmo, a presunção, e os julgamentos errôneos que cada um tem dentro de si. Com toda a certeza, são livros deliciosos de se ler, o modo como America nos cativa faz com que sintamos parte da história. Li tão rapidamente que me surpreendi, mas quando terminei notei quantas verdades foram me apresentadas. Com uma escrita leve, um enredo magnífico e personagens fortíssimos, Kiera mostra muito mais do que um conto de fadas se tornando realidade, mostra os dilemas de um povo submisso e cego pelos seus governantes.

O que mais se destaca no livro: O modo que foi escrito e desenvolvido, os personagens principalmente. America é tão real que eu poderia toca-la. Cheia de defeitos e virtudes! E por mais que o livro seja narrado por ela, Aspen e Maxon são igualmente cheio de defeitos e virtudes.

"Leia A seleção, mas esteja preparada para tomar lados, torcer e se surpreender."

Um comentário

  1. Olá!
    Eu adorei a resenha, tenho o livro, mas ainda não arranjei tempo para ler, tipo, todos falam para mim como não leu ainda? Eu simplesmente não li.
    Foi bacana saber mais, em outras resenhas cita mais sobre o romance do que a questão e comparação com a sociedade, adori você apontar este lado até porque não li resenha sobre isso ainda...
    Agora estou mais curiosa ainda para ler.

    Beijos
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)