O morro dos ventos uivantes.

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.

 Resumo: O livro conta a história dos moradores do “Morro dos ventos uivantes”, uma fazenda no interior da Inglaterra. Quando o Sr. Lockwood aluga por alguns meses a Granja dos Tordos não imaginava se deparar com pessoas tão infelizes, e um lugar tão cheio de histórias. Após adoecer, ele faz amizade com a única pessoa que aparentemente tem bondade em seu ser, Nelly Dean. Nelly, como a única que sabe toda a história que envolve os moradores do “Morro dos ventos uivantes” e os antigos moradores da Granja narra a história de amor e ódio que envolve Catharine Earnshaw, Heathcliff e suas futuras gerações.

Personagens: Catharine Earnshaw é uma pessoa fútil, vingativa, e mimada. Suas ações e propósitos tendem a favorecer somente a si, e mesmo vivendo um romance ela é capaz de deixar que sua ambição fale mais alto. Em diversas partes da história ela se mostra uma mulher manipuladora, e seus interesses giram em torno de si. Já Heathcliff é um homem amargurado e perdidamente apaixonado pela mulher errada, quando se vê rejeitado, decide mudar quem é para provar o grande erro que a outra cometeu, dedica sua vida miserável a conseguir se vingar, mesmo que isso custe sua sanidade. Em toda sua vida fora capaz de amar somente uma vez, e depois de ser traída por ela, completa seu ser com sentimentos e emoções negativas. Hareton Earnshaw com toda certeza foi o personagem que mais cativou! Sua simplicidade me fez deseja-lo que tivesse um final feliz desde o início. Hareton é uma vítima das circunstancias, e tem como herói aquele que o maltrata. Ao mesmo tempo em que é um dos personagens mais ignorante é também o personagem mais inocente da trama, um rapaz com alma de criança. E claro, não podia deixar de mencionar a nossa querida e odiada Cathy Heathcliff. Cathy certamente é a personagem mais repleta de erros e defeitos nessa história, ao mesmo tempo em que é imatura, fútil e egoísta, é doce, carinhosa e generosa. Cathy tem muito de Catharine e de Edgar, ela pode ser tão persistente e eloquente quanto Catharine, mas também consegue ser tão bondosa e compreensiva quanto Edgar, e isso é o que mais nos enoja e cativa nela.

Minha opinião: Para dizer a verdade, eu não sei o que esperava. Ouvi falar tão bem que pensei que fosse daqueles romances arrebatadores que quando acaba você sente um enorme vazio em seu ser, mas ao contrário disso encontrei uma história real, de pessoas reais, cruéis, vingativas e fúteis. A cada capítulo lido, a minha curiosidade sobre quem verdadeiramente era Heathcliff aumentava cada vez mais e talvez seja esse o grande clímax da história. Heathcliff é o mistério do “Morro dos ventes uivantes”, mesmo no fim da história é incapaz de defini-lo como vítima ou culpado. A história foi bem conduzida, cheia de surpresas e momentos inesperados, e com certeza o final foi o mais surpreendente que poderia ser. Mas faltou uma boa descrição! Em diversos momentos a autora nos confunde com seu modo de descrever os personagens e cenas, e em outros falta descrição.

7 comentários

  1. Oie :)

    Eu tenho vontade de ler esse livro mas estou aguardando o momento certo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! :)
    Eu sempre fui curiosa para ler esse livro (admito que pelas citações em Crepúsculo haha) e uma vez comecei a lê-lo, mas eu ainda não tinha tanto gosto pela leitura e o achei cansativo.Mas outro dia, minha avó me recomendou esse livro e o coloquei no meu desafio! Vamos ver o que acho haha
    Gostei muito de sua resenha honey,
    Beijos :*

    http://meuuniversox.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bfhsbfsbhdbajf
      tu não é a única, gata!
      Obrigada, espero que goste tanto do livro quanto eu gostei.

      Excluir
  3. Olá!

    Eu ainda não li e acho que vou demorar bastante ainda para conferir essa obra, o motivo é que eu vi o filme primeiro e não gostei nadinha, não sei se foi a atuação ou a história em si, mas o filme acabou com qualquer vontade que eu tinha de ler o livro.

    Eu adorei a sua resenha, a forma como você separa os tópicos é muito legal. Gostei muito do jeito que você colocou a sua opinião e forma como se expressou, acho que fiquei curiosa e talvez adiante em alguns meses essa leitura.

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Thay.
      Realmente, tem algumas versões do filme que são um lixo, mas o livro é maravilhoso.

      Excluir
  4. Tenho vontade de ler Morro dos Ventos Uivantes, mas não tanto quanto antes de descobrir dessa tristeza toda que cerca o livro. Tenho uma conhecida que amaaaa de paixão esse livro e ela diz que um dos motivos das pessoas não gostarem tanto dele está pelas traduções feitas do livro.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que leia, é o melhor romance que eu já li, principalmente pelo fato de ser triste.

      Excluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)