A sombra do vento.

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.


Resumo: Em “A sombra do vento” nos conhecemos Daniel Sempere, um garoto doce e solitário que acorda uma noite sem se lembrar do rosto de sua mãe que falecera, o pai, tentando dar ao garoto algo a que se apegar, leva-o ao cemitério dos livros esquecidos, um lugar misterioso e sombrio lotado de livros abandonados pelo resto do mundo. Será nesse lugar que Daniel encontrará o maior mistério de sua vida e a solução de todos os seus problemas. 

Personagens: Daniel Sempere é um garoto doce e solitário que ao decorrer do livro cresce e amadurece, ele nos cativa por seus pensamentos, é um rapaz extremamente esperto e sábio, se sente inseguro, assim como todos com sua idade, e é capaz de tudo para resolver o que lhe é proposto. Graças a essas características ele é extremamente parecido com Júlian Carax, um escritor espanhol e solitário que cometera muitos erros, a vida de Daniel e Carax fora entrelaçada de uma maneira sobrenatural, e são os erros de um que farão o outro acertar. Nuria Monfort é uma mulher sozinha que cativa Daniel desde o primeiro contato, inteligente e charmosa, Nuria é a única que contem a chave para resolver esse mistério, e foi a única dos envolvidos que tentou muda-lo. Beatriz Aguiar é uma garota arrogante e misteriosa que surpreende Daniel, Bea é um daqueles personagens que você julga sem conhecer, mas quando conhece não consegue abandonar. Mas com toda certeza nenhum deles é tão engraçado e bem estruturado quanto Fermín Romero de Torres. Todas as boas frases e piadas do livro foram ditas por ele, e graças ao seu bom humor, uma história que tinha tudo para ser extremamente pesada se torna uma leitura gostosa e hilária. 

Principais cenários: Novamente nos vemos presa a bela e sombria Barcelona de Záfon, aqui os fatos ocorrem em diferentes épocas, e a história ronda o antes e depois das guerras que afligiram essa bela cidade. O cenário mais épico é o Cemitério dos livros esquecidos, lugar já visitado no livro “O jogo do anjo”, Záfon descreve o cemitério como um local subterrâneo e sombrio, lotado de livros e que te dá a sensação que jamais conseguirá encontrar a saída, por mais que sempre encontre. A livraria Sempere & Filhos também é muito citada, é um lugar aconchegante onde a leitura sempre será valorizada e não importa quem você seja, se gostar de livros será bem aceita. 

Minha opinião: Novamente Záfon nos surpreende com uma história de terror e suspense que tem lugar para um bom romance. “A sombra do vento” foi o livro desse autor que mais senti dificuldade de ler e ao mesmo tempo foi o que mais me cativou, quando terminei o livro senti que uma parte de mim havia ficado naquelas páginas junto com Daniel, Bea, Fermín e Júlian. O mais intrigante é que independentemente do seu gosto literário, Záfon conseguirá te prender e te tornar em mais um obcecado pela incrível história que ronda a família Aldaya e a família Carax. Mas como todo escritor ele também comete erros, e um desses erros é fazer com que seus personagens saibam muito mais do que viram, o que é impossível a menos que eles estejam inventando, coisa que alguns personagens não estavam fazendo. Em um certo momento senti que o autor se perdeu ao narrar os mistérios investigados por Daniel, mas graças a outros fatores ele conseguiu recuperar a história e prosseguir com ela dando a mesma um desfecho impactante. 

O que mais se destaca no livro: Novamente Záfon se destaca com sua escrita magnífica e sua criatividade sem limites, seus personagens são bons, ruins, cruéis e incrivelmente carinhosos, mas todos eles são reais. Todos os seus personagens se parecem com pessoas que conhecemos, ou até com nós mesmos. Outra coisa que torna esse livro marcante são as frases, o autor usa e abusa de frases que se fixam em sua mente e te fazem pensar.

A sombra do vento é um daqueles romances góticos que te faz suspirar e temer, e que no final te fará chorar e implorar para que não acabe. 

3 comentários

  1. Sinceramente adorei a resenha deste livro. Deu-me uma vontade enorme de ler esse livro. Suas palavras são inspiradoras.
    Parabéns pelo blog.
    É fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, e principalmente a parte "o que mais se destaca no livro"...

    Seguindo, ficaria super feliz se pudesse retribuir...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir

Olá, obrigado por deixar seu recado.
Assim que tiver tempo te responderei.
Beijos. :)